A crescente dependência da tecnologia digital, principalmente para transações financeiras, tornou a segurança da informação objeto de preocupação dos departamentos de TI das instituições bancárias. Nesse contexto, a criptografia tornou-se ferramenta de estudos e alvo de investimentos relevantes para proteger dados sensíveis. Os algoritmos usados para criptografar as mensagens que trafegam nas redes, inclusive transações bancárias, são categorizados em dois grupos: algoritmos simétricos e assimétricos. Esses grupos têm características diferentes que, a cada aplicação, devem ser criteriosamente estudadas para que o algoritmo mais adequado seja adotado.
Considere que a administração de uma rede de computadores com centenas de usuários desenvolve um projeto em que avalia com seu supervisor de segurança da informação a adoção de processos criptográficos para dar mais segurança às transações financeiras de seus usuários.
Para colaborar com esse projeto, apresente para o supervisor de segurança da informação elementos para a elaboração de um estudo comparativo entre os dois grupos de algoritmos. Nesse estudo,
a) descreva, para cada tipo de criptografia, os processos de cifrar e decifrar as mensagens que trafegarão na rede e explicite aquilo em que eles diferem.
(Valor: 6,0 pontos)
b) explicite fundamentadamente as diferenças entre esses dois processos de criptografia, no aspecto da irretratabilidade.
(Valor: 4,0 pontos)