O correto posicionamento cirúrgico do paciente é um componente importante para que os procedimentos cirúrgicos sejam bem-sucedidos e realizados com segurança. Baseia-se na aplicação de conhecimentos relacionados às consequências anatomofisiológica de cada posição no organismo do paciente, associados ao tipo de cirurgia, tempo do procedimento e aos conhecimentos dos recursos para proteção e segurança disponíveis. Sobre posicionamento cirúrgico, é INCORRETO afirmar.
Questão
2018
UNIOESTE
Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu (PR)
Instrumentador Cirúrgico (FMS Foz do Iguaçu PR)
correto-posicionamento619ae49d82
A
Na posição supina ou decúbito dorsal, o paciente fica deitado de costas, com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados e, como prevenção, devem-se utilizar travesseiros ou apoios de cabeça e embaixo dos joelhos. Os braços são posicionados ao longo do corpo ou em ângulo máximo de 90º com o corpo, mantendo-se as pernas descruzadas, paralelas e evitando-se a hiperextensão dos pés. Outras posições associadas à supina incluem Trendelenburg e suas variações e supina modificada na mesa de tração.
B
Na posição de Fowler ou sentada, o paciente é colocado em posição supina e o dorso da mesa cirúrgica é elevado, e necessita do uso de suporte para os pés. Esta posição é frequentemente usada em neurocirurgias e adaptadas para cirurgias de ombro e suas articulações.
C
Na posição Litotômica, o paciente permanece em decúbito ventral com os membros inferiores abertos elevados, em um ângulo de 90 graus com o abdome apoiado sobre um suporte de pernas.
D
Na posição de Kraske ou de Canivete, conhecida como Jackkniffe, é comumente utilizada para cirurgia plástica, transplante de órgão e vasculares.
E
na posição de Trendelenburg reversa ou próclive a parte superior do dorso é elevada e os pés são abaixados, o oposto da posição de Trendelenburg, sendo uma variação da posição supina.