Ao contrário do que muitas pessoas pensam aprender ortografia não é só uma questão de memória. Nem sempre, para acertar a grafia correta das palavras, é necessário decorar sua forma correta. Tomemos um exemplo: Pedro produziu uma história em que apareciam grafias com *sidade (“cidade”), *oje (“hoje”), *cachoro (“cachorro”) e *honrrado (“honrado”). Embora todas as palavras contenham erros, podemos nos perguntar se eles são devidos a motivos diferentes ou se têm uma única razão de ser.
Analise as explicações abaixo e assinale C para certo e E para errado:
( ) No caso de “cidade” e “hoje”, não há nenhuma regra ou princípio que possa nos ajudar a saber por que essas palavras se escrevem, respectivamente, com C e H. Já no caso de “cachorro” e “honrado”, sem termos que decorar cada palavra isoladamente, podemos compreender por que se escrevem com RR e R.
( ) Estamos diante de dois tipos de dificuldades ortográficas: irregulares e regulares. No primeiro caso, o uso de uma letra (ou dígrafo) é justificado apenas pela tradição de uso ou pela origem (etimologia) da palavra. Como não existe uma regra, o aluno vai ter que memorizar a forma correta, como acontece com o C e com o H nas palavras “cidade” e “hoje”.
( ) No caso das dificuldades regulares, podemos prever a forma correta sem nunca ter visto a palavra antes. Inferimos a forma correta porque existe um “princípio gerativo”, uma regra que se aplica a várias (ou todas as) palavras da língua nas quais aparece a dificuldade em questão como no emprego do R e RR.
( ) Na norma ortográfica de nossa língua não existem diferentes critérios por trás das relações entre os sons e as letras. Não há distintos casos de regularidades e irregularidades.
( ) Entre as relações regulares encontramos três tipos: regulares diretas, regulares contextuais e regulares morfológico-gramaticais. Exemplos de regularidades morfológico-gramaticais: Substantivos derivados que terminam com os sufixos ÊNCIA, ANÇA e ÂNCIA também se escrevem sempre com C ou Ç ao final (ciência, esperança e importância).
Assinale a opção que contém a seqüência correta: