A cocaína, alcaloide extraído da planta Erythroxylum coca, é uma substância com alto poder de indução de dependência em seus usuários. Existem diversas formas e padrões de uso desse alcaloide, condicionados à sua forma química (sal ou base livre), que geram características distintas em relação principalmente à toxicocinética nos usuários. Essa característica de conversão da cocaína da forma de sal para base livre (ou o contrário) é o conceito utilizado para os processos de extração e refino. Essa ideia também é utilizada com finalidade forense, para identificação preliminar de materiais suspeitos de conter cocaína. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
Questão
2011
Fundação Universa
Polícia Civil do Distrito Federal
Perito Criminal - Ciências Biológicas, Química, Farmácia e Bioquímica (PC DF)
cocai-alcaloide-extrai102d55e6072
A
A cocaína fumada (crack) está na forma de sal, normalmente como cloridrato de cocaína, sendo possível a existência de outros ânions, como o sulfato ou o nitrato, dependendo do tipo de ácido utilizado durante o processo de extração.
B
A adição de tiocianato de cobalto a materiais que contenham cocaína na forma de sal é uma reação colorimétrica de identificação preliminar (com baixa seletividad da cocaína. A reação positiva gera cor vermelho-tijolo.
C
Usuários de cocaína fumada (crack) podem ser diferenciados laboratorialmente daqueles que utilizam a forma aspirada dessa droga por meio da identificação do metabólito cocaetileno na urina.
D
A cocaína, quando utilizada de forma oral (ato de mascar folhas da planta Erythroxylum coc, tem início de ação no sistema nervoso central muito mais rapidamente do que a forma aspirada, já que esta última depende de absorção pela mucosa nasal.
E
A forma química de sal ou base livre da cocaína depende do pH do meio, que desloca o equilíbrio químico em direção à formação de uma forma ou de outra. Em pH ácido, o equilíbrio é deslocado para a formação de cocaína como sal hidrossolúvel. Em pH básico, esse equilíbrio encontra-se deslocado para a formação de cocaína como base livre, que é lipossolúvel.