A classificação do petróleo, de acordo com seus constituintes, interessa desde os geoquímicos até os refinadores. Os primeiros visam caracterizar o óleo para relacioná-lo à rocha-mãe e medir seu grau de degradação, os refinadores querem saber a quantidade das diversas frações que podem ser obtidas assim como a composição e propriedades físicas.
Sobre as classificações do petróleo, afirma-se:
I. A classe parafínica pode conter 75% ou mais de parafinas e compreende principalmente os óleos leves e de baixa viscosidade.
II. A classe naftênica pode conter 70% ou mais de parafinas e compreende principalmente os óleos pesados e de alta viscosidade.
III. A classe aromática intermediária pode conter 50% ou mais de hidrocarbonetos aromáticos e compreende principalmente os óleos leves de baixa viscosidade.
IV. A classe aromática-asfáltica pode conter 35% ou mais de asfaltenos e resina e compreende principalmente óleos pesados e viscosos.
V. A classe parafínico-naftênica pode conter entre 50% a 70% de parafinas e 20% ou mais de naftênicos e compreende principalmente óleos extra-pesados e muito
viscosos.
Estão corretas as afirmações