A cárie dentária é decorrente do acúmulo de bactérias sobre os dentes e da exposição frequente aos açucares fermentáveis. O objetivo final de todos os meios de utilização de flúor é a manutenção do íon flúor na cavidade bucal para interferir no desenvolvimento da cárie dentária. Segundo o guia de recomendações para uso de fluoretos no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
Questão
2018
FUNDATEC
Prefeitura Municipal de Três de Maio (RS)
Cirurgião Dentista (Pref Três de Maio/RS)
carie-dentaria-e6197fd7ef5
A
Toda vez que o açúcar é ingerido, as bactérias presentes na placa (biofilme) dental produzem ácidos que desmineralizam (dissolvem) a estrutura mineral dos dentes durante o tempo que o pH fica baixo (<6,7 para dentina e <5,5 para esmalte).
B
A fluorapatita é um mineral menos solúvel e tem maior tendência de se precipitar no esmalte e dentina do que a hidroxiapatita durante os fenômenos de desmineralização e remineralização.
C
O pH 5,5 deve ser considerado crítico para o esmalte de um individuo ou população não exposta diariamente a nenhuma das formas de fluoretos. Quando exposto ao flúor, o pH crítico cai para 4,5.
D
Na ausência de água fluoretada, recomenda-se o uso regular de dentifrício fluoretado em conjunto com uma forma de uso tópico (bochecho, gel ou verniz).
E
Como os minerais da estrutura do esmalte-dentina são dissolvidos por ácidos e o mineral fluorapatita é menos solúvel do que a hidroxiapatita uma vez incorporada à estrutura dentária, a fluorapatita torna o dente menos solúvel aos ácidos produzidos no biofilme.