Questão
2024
CESGRANRIO
Caixa Econômica Federal
Engenheiro de Segurança do Trabalho (CEF)
bancarios-enfrentam2891c04c7c3
Discursiva
Os bancários enfrentam uma gama de riscos laborais que vão além da segurança patrimonial. O ambiente de trabalho em um banco pode ser estressante devido a vários fatores, como pressão por metas, demandas excessivas de clientes, carga de trabalho elevada e possíveis conflitos interpessoais. Esse estresse ocupacional pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e outros distúrbios psicossociais entre os funcionários.

Em função, por exemplo, dessa carga de trabalho, com pressões e movimentos repetitivos, entre os principais riscos existentes em instituições financeiras estão os ergonômicos, relacionados, entre outros fatores relevantes, às longas horas de trabalho sentados em frente ao computador e outras peculiaridades desse risco.

Dentro desse cenário, a diretoria de recursos humanos de um grande banco nacional, com filiais espalhadas pela maioria das cidades brasileiras, demonstra preocupação com a integridade física e o bem-estar de seus funcionários. Diante disso, opta por iniciar uma campanha voltada à mitigação dos riscos ergonômicos. Como etapa inicial, convoca a equipe de segurança do trabalho para apresentar a avaliação das situações de trabalho elaborada nessa empresa de grande porte.

Redija, COM LETRA LEGÍVEL, um texto dissertativo contínuo de 30 a 35 linhas, detalhando como deve ser feita a avaliação das situações de trabalho, para mitigação de agentes de riscos ergonômicos nesse banco, de acordo com as diretrizes da NR 17, e abordando fundamentadamente os seguintes aspectos:

• o modo como deve ser feita a avaliação ergonômica preliminar, conforme o item 17.3 (Avaliação das situações de trabalho) dessa NR;

• três das condições, preconizadas no item 17.3 dessa NR, em função das quais a organização deve elaborar a Análise Ergonômica do Trabalho;

• quatro das etapas, preconizadas no item 17.3 dessa NR, que a Análise Ergonômica do Trabalho deve abordar relativamente às condições de trabalho.

(Valor: 10,0 pontos)