As baleias, como a jubarte, mink, orca, baleia azul, franca e bryde, e várias espécies de golfinhos, entre eles o rotador, já podem desfrutar da costa da brasileira como um santuário de preservação e proteção. Decreto do presidente da República, publicado em 18/12/2008 no Diário Oficial da União, reafirma o interesse nacional no campo da preservação e da proteção desses cetáceos, permitindo a pesquisa científica de uso não-letal e o aproveitamento turístico ordenado.
A data do decreto coincide com os 21 anos da lei internacional que, desde 1986, proíbe a caça a baleias. Com a norma, o Brasil marca sua posição internacional em relação a outros países que defendem a caça.
O decreto presidencial diz que a União promoverá, por meio de canais diplomáticos e de cooperação competentes, a atuação do Brasil nos foros internacionais e a articulação regional e internacional necessária a promover a integração em pesquisas e outros usos não-letais dos cetáceos.
Internet: <www.mma.gov.br> (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, redija um texto dissertativo abordando necessariamente os seguintes aspectos:
- conflito de interesses socioambientais entre países e a proposta de santuário do Atlântico Sul;
- áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade no Brasil e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza;
- políticas públicas que possam incentivar os usos não-letais dos cetáceos.