Questão
2011
INSTITUTO MACHADO DE ASSIS
Prefeitura Municipal de Nova Colinas (MA)
Fonoaudiólogo (Pref Nova Colinas/MA)
avaliacoes80daacfe6
Sobre as avaliações audiológicas, é CORRETO afirmar que:
A
O BERA, é um tipo de potencial evocado auditivo originado na cóclea, no nervo auditivo e vias auditivas do tronco encefálico que ocorre após a apresentação de estímulos sonoros breves (cliques) em torno dos dez primeiros milissegundos após os estímulos. Por isso é classificado como potencial evocado de curta latência. É um procedimento subjetivo, portanto depende da colaboração do paciente.
B
A medida de imitância acústica da orelha média é um método objetivo e de fácil aplicação. É rápido, simples e oferece dados importantes no diagnóstico clínico, por isso deve fazer parte da avaliação auditiva básica. A imitanciometria inclui duas etapas: a timpanometria e a medida dos reflexos acústicos
C
Audiometrial vocal ou logoaudiometria faz parte da avaliação auditiva básica. Têm como objetivos a medida da capacidade de detecção e discriminação da palavra por meio de porcentagem de acertos (IRF - índice de reconhecimento de fala) e a confirmação das respostas obtidas para tom puro nas freqüências que se relacionam com a energia dos sons da fala (LRF - limiar de recepção de fala)
D
Audiometria tonal é um exame que faz parte da avaliação auditiva básica, é um procedimento objetivo, portanto não exige a colaboração do paciente. É um teste que permite a obtenção dos limiares mínimos de audição por via aérea e por via óssea. Informa se a audição periférica é normal, quantificando as perdas auditivas e estabelecendo o topodiagnóstico, ou seja, determina o grau e o tipo da perda auditiva.
E
O exame de emissões otoacústicas evocadas ficou popularmente conhecido como “Teste da orelhinha”. É um procedimento de avaliação objetivo, indolor, de rápida aplicação, não podendo ser realizado durante o sono.