A avaliação da aprendizagem é mais do que medir conhecimento, sendo uma ferramenta que orienta a prática pedagógica. Ela não apenas verifica o aprendizado, mas o estimula, identificando potencialidades e dificuldades dos alunos. Incorporando funções variadas, a avaliação dá elementos para a adaptação do ensino às necessidades individuais e coletivas dos estudantes, promovendo o aprimoramento contínuo do processo educacional. Pode ocorrer antes, durante ou depois das atividades de ensino. Para cada caso, ela receberá, respectivamente, o nome de diagnóstica, formativa ou somativa, de acordo com o uso que será feito de seus resultados relativos ao desempenho dos estudantes. Estes diferentes tipos de avaliações têm em comum:
Questão
2024
INSTITUTO CONSULPLAN
Prefeitura Municipal de Pitangueiras (SP)
Professor Educação Infantil (Pref Pitangueiras/SP)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
avaliaca-aprendizagem1025c3f40a7
A
Verificar se os estudantes adquiriram aprendizados e a capacidade de mobilizá-los para enfrentar os problemas que enfrentarão ao longo de suas vidas.
B
Levar em conta o progresso individual, o esforço nele colocado e outros aspectos não especificados no currículo; em outras palavras, não é inteiramente baseada em critérios.
C
O fato de os alunos exercerem um papel central, devendo atuar ativamente em sua própria aprendizagem; eles progredirão se compreenderem suas possibilidades e fragilidades e se souberem se relacionar com elas.
D
O propósito de aprofundar o conhecimento das causas de determinados problemas ao longo do ensino, servindo de base para decisões relativas à sua recuperação. Neste caso, torna-se claramente associável ao caráter normativo.