Questão
2015
BIO-RIO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Tradutor e Intérprete de linguagem de Sinais (IFRJ)
autora-Karin-Strobel2324031f0da
A autora Karin Strobel (2009) apresenta algumas características da cultura surda compreendendo-as como “ilustrações” da cultura surda, como algo que se coloca além dos predicados fisiológicos, constituindo o sujeito e suas formas de ver, interpretar e agir no mundo. São essas características:

“(...) a experiência visual, que constitui os surdos como indivíduos que percebem o mundo através de seus olhos; o linguístico que se refere à criação, utilização e difusão das línguas de sinais; o familiar que abrange a questão do nascimento de crianças surdas em lares ouvintes e de crianças ouvintes em famílias de surdos, sendo que, na maioria dos casos, as crianças surdas são uma dádiva para famílias surdas e uma lástima para famílias ouvintes. A literatura surda que abrange criações, tais como: poesia em língua de sinais e livros publicados por autores surdos. As artes visuais que são consideradas o artefato onde se localizam as artes plásticas e o teatro surdo. Existem, ainda, os artefatos compostos pela vida social e esportiva e o artefato político, destacando-se pelos líderes surdos e as lutas sociais através de organizações e associações. Por último, a autora aponta as criações e transformações materiais, tais como telefones adaptados, campainhas luminosas, entre outras tecnologias criadas para melhorar as condições de acessibilidade”.

NEVES, G. Conjectura. v. 15, n. 1, jan./abr. 2010.

[ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/download/189/180] 

O conceito apresentado por Karin Strobel (2009) como proposta teórica para agrupar as características descritas no texto acima é:
A
cultura surda dos grandes centros urbanos.
B
identidade surda das culturas sinalizadas.
C
unidade privativa da comunidade surda do Brasil.
D
cultura universitária dos polos de Letras Libras. 
E
artefatos culturais da cultura surda.