O atendimento a pacientes portadores de traumatismos superficiais constitui a maior parte do movimento de cirurgia ambulatorial dos hospitais que dispõem de serviço de emergência e, destes, grande parte poderia ser resolvida nos serviços de Atenção Primária à Saúde. Conforme Ministério da Saúde (2011), caderno nº30 sobre Procedimentos, diante de lesões traumáticas superficiais, é imprescindível excluir a presença de lesões profundas, não raro inaparentes, porém usualmente de maior gravidade. Os traumatismos superficiais abertos constituem as feridas, que podem ser classificadas de diversas formas. Identifique o tipo de ferida quanto sua respectiva classificação:
I. Feridas incisas.
II. Feridas contusas.
III. Feridas perfurantes.
IV. Feridas transfixantes.
( ) São aquelas cujo objeto é geralmente fino e pontiagudo, capaz de perfurar a pele e tecidos subjacentes, produzindo lesão cutânea puntiforme ou linear, de bordas regulares ou não. A profundidade atingida não pode ser estabelecida à simples inspeção.
( ) São aquelas produzidas por objeto de natureza geralmente romba, capaz de romper a integridade da pele, produzindo feridas irregulares, retraídas e com bordas muito traumatizadas. Essas feridas vão desde as simples lacerações até as complexas com sangramento, contaminação e perda de substância.
( ) Constituem uma variedade de ferida perfurante ou penetrante, na qual o objeto vulnerante é capaz de penetrar e atravessar os tecidos de determinado órgão em toda a sua espessura.
( ) São aquelas produzidas por agentes cortantes, afiados, capazes de cortar a pele produzindo ferida linear, com bordas regulares e pouco traumatizadas. O exemplo clássico é a ferida cirúrgica.
Assinale a alternativa que contem a sequência correta: