Um aspecto que pode diferenciar uma cobra peçonhenta de uma não peçonhenta é a dentição. São apresentados a seguir os tipos de dentição de serpentes e sua caracterização. Assinale a alternativa que apresente os tipos de dentição de uma serpente peçonhenta com a caracterização correta.
Questão
2008
AOCP
Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina
Biólogo (AGESC)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
aspecto-que-pode456b0e84e1
A
Dentição áglifa: o animal possui muitos dentes fixos, pequenos e maciços. Dentição opistóglifa: dentes fixos, pequenos e maciços e, ao fundo da boca, um par de dentes mais longos, com sulcos por onde a saliva da serpente pode escorrer e penetrar na presa quando ela a morde.
B
Dentição proteróglifa: o par de dentes que injeta o veneno é dianteiro, fixo, pequeno e semi-canaliculado e pouco se destaca dos demais dentes maciços e menores. Dentição solenóglifa: dentes fixos são menores e em pequeno número, destacando-se os que injetam o veneno, que são longos, dianteiros, completamente canaliculados, curvados para trás quando a serpente está com a boca fechada e capazes de moverem-se para frente no momento em que ela desfere o bote.
C
Dentição áglifa: o par de dentes que injeta o veneno é dianteiro, fixo, pequeno e semi-canaliculado e pouco se destaca dos demais dentes maciços e menores. Dentição opistóglifa: dentes fixos são menores e em pequeno número, destacando-se os que injetam o veneno, que são longos, dianteiros, completamente canaliculados, curvados para trás quando a serpente está com a boca fechada e capazes de moverem-se para frente no momento em que ela desfere o bote.
D
Dentição proteróglifa: o animal possui muitos dentes fixos, pequenos e maciços. Dentição solenóglifa: dentes fixos, pequenos e maciços e, ao fundo da boca, um par de dentes mais longos, com sulcos por onde a saliva da serpente pode escorrer e penetrar na presa quando ela a morde.
E
Dentição proteróglifa: o par de dentes que injeta o veneno é dianteiro, fixo, pequeno e semi-canaliculado e pouco se destaca dos demais dentes maciços e menores. Dentição opistóglifa: dentes fixos são menores e em pequeno número, destacando-se os que injetam o veneno, que são longos, dianteiros, completamente canaliculados, curvados para trás quando a serpente está com a boca fechada e capazes de moverem-se para frente no momento em que ela desfere o bote.