Questão
2018
Instituto Acesso
Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas
Professor de Ensino Mediado por Tecnológicas - Educação Artística (SEDUC AM)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
and-34-iniciativa-and180e11c0160
"A iniciativa da "missão francesa" de 1816 se deve a Antonio de Araujo e Azevedo, que, sucedendo ao Conde de Linhares nos negócios públicos, teve a ideia de fundar uma academia ou escola de ciências e artes. Para esse fim, encomendou ao Marquês de Marialva, o representante do governo de Portugal em Paris, 'contratar na Europa, em 1815, um grupo de artistas e artífices'. O Marquês de Marialva, diplomata de alto prestígio social em Paris, consultou então Alexandre Humboldt, que já conhecia a América, a respeito dos propósitos do Conde da Barca. E Humboldt o apresentou à pessoa a seu ver mais adequada para solucionar o assunto, Joaquim Le Breton, secretário recém demitido da Classe ou Academia de Belas-Artes do Instituto de França." (PEDROSA, Mário. Da missão francesa - seus obstáculos políticos. In ARANTES, Otília (org.). Acadêmicos e Modernos: textos escolhidos de Mário Pedrosa, vol. III. São Paulo: EDUSP, 2004, p. 44)

Mário Pedrosa, no texto acima, introduz o tema histórico da Missão Artística Francesa no Brasil, na primeira metade do século XIX.

Sobre a Missão Artística Francesa assinale a alternativa FALSA:
A
A missão tinha o objetivo de estabelecer o ensino oficial das artes plásticas no Brasil, e acabou influenciando o cenário artístico brasileiro, além de estabelecer um ensino acadêmico inexistente até então.
B
Os artistas da Missão Artística Francesa pintavam, desenhavam, esculpiam e construíam à moda europeia, obedecendo ao estilo neoclássico.
C
José Ferraz de Almeida Júnior foi o integrante da Missão Francesa que inaugurou a presença de assuntos nacionais nos temas das artes produzidas pela Missão em terras brasileiras.
D
Em "Viagem Pitoresca ao Brasil", coleção composta de três volumes com um total de 150 ilustrações, Debret retrata e descreve a sociedade brasileira. Seus temas preferidos são a nobreza e as cenas do cotidiano brasileiro. Sua obra dá uma excelente ideia da sociedade brasileira do século 19.
E
Fizeram parte da Missão os pintores Jean-Baptiste Debret e Nicolas Antoine Taunay, os escultores Auguste Marie Taunay, Marc e Zéphirin Ferrez e o arquiteto Grandjean de Montigny. Esse grupo organizou, em agosto de 1816, a Escola Real das Ciências, Artes e Ofícios, transformada, em 1826, na Imperial Academia e Escola de Belas-Artes.