Questão
2018
Instituto Acesso
Secretaria de Estado da Educação do Amazonas
Professor - Formas Próprias de Educar (SEDUC AM)
and-34-Tupinamba2564a00c477
"Os Tupinambá denominaram de Itaorna uma praia em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, conhecida até hoje com esse nome. Nessa área, na década de 1970, foi construída a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. Os engenheiros responsáveis por sua construção não sabiam que o nome dado pelos índios podia conter informações sobre a estrutura do solo, minado por águas pluviais que provocaram deslizamentos de terra das encostas da Serra do Mar. Só descobriram que Itaorna quer dizer 'pedra podre' em fevereiro de 1985, quando fortes chuvas destruíram o Laboratório de Radioecologia, que media a contaminação do ar na região. As línguas indígenas que deram nome às coisas, guardam informações e saberes, funcionando como uma espécie de arquivo". 

(FREIRE, José R.B. & MALHIEROS, Márcia, Aldeamentos Indígenas no Rio de Janeiro. EDUERJ, Rio de Janeiro, 2009. p. 20) 

A partir da leitura avalie as propostas a seguir:

I. Os nomes que as línguas indígenas deram aos acidentes geográficos não têm qualquer relação com as características desses lugares. 

II. As informações contidas nos topônimos (nomes atribuídos a lugares) são resultados de observações sobre o meio ambiente e constituem formas de circulação de saberes nas sociedades indígenas. 

III. Os saberes tradicionais das comunidades indígenas são irrelevantes para o progresso da humanidade.

IV. A sociedade brasileira, como regra geral, desconhece os saberes tradicionais que foram e ainda são importantes para a ocupação territorial. 

V. As perdas sofridas na Central Nuclear de Angra dos Reis (RJ) são consequência inevitável da mudança climática.

A opção correta que se refere exclusivamente ao sentido do texto é o que se afirma em:
A
I e III
B
III e V
C
II e IV
D
II e III
E
I e IV