"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses quefazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino, continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade". (FREIRE, 2001, p.32). A respeito do processo de ensino-aprendizagem do ensino de língua inglesa nas escolas públicas do Brasil e refletindo acerca da afirmação de Paulo Freire, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
2018
Instituto EXCELÊNCIA
Prefeitura Municipal de Ituiutaba (MG)
PEB II - Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano - Língua Estrangeira Moderna - Inglês (Pref Ituiutaba/MG)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
and-34-Na-ha-ensino88f32c4e89
A
De acordo com a conjectura de Paulo Freire, o docente deve estar em constante busca, para eleger sempre a melhor estratégia para ensinar a língua inglesa. Ao adentrar neste processo de descoberta como se ensina e como se aprende uma língua estrangeira na escola, entende-se que existem diferentes métodos de ensino que se enquadram em diferentes culturas, comunidades, meios, etc., ou seja, ensinar e aprender uma língua é também compreender o contexto que todos os atores do processo estão inseridos.
B
Ao iniciar o processo de ensinar e aprender uma nova língua na escola, o professor deve estar desconectado das ideias ligadas aos valores que um determinado grupo social se insere, com a qual a escola esses indivíduos pertencem, já que o que Freire quis afirmar é que se deve ensinar a língua a todos com as mesmas estratégias e métodos, independente de fatores sociais específicos.
C
A aprendizagem formal, em contexto escolar, deve se dar em duas etapas diversas para que essa língua estrangeira seja aprendida, de fato. A primeira etapa é o domínio de suas formas e do seu funcionamento e a segunda é enfoque da língua como meio de comunicação de um determinado grupo. O que destoa das afirmações de Paulo Freire, que propõe o ensino da língua em infinitas etapas, pois a língua é um bem cultural em constante transformação.
D
Nenhuma das alternativas.