Questão
2009
FADESP
Prefeitura Municipal de Senador José Porfírio (PA)
Professor História (Pref Senador José Porfírio/PA)
and-34-Mulher-Tupi-com8426ac84c7

("Mulher Tupi com Criança" cerca de 1641/1644, Albert Eckhout, pintura de óleo sobre tela, Museu de Copenhagen, retirado de Carla Maria S. Oliveira. Um olhar sobre o colonizado: imagens do Nordeste seiscentista, por Albert Eckhout’. Revista Paraiwa, dezembro de 2000, acessada por www.cchla.ufpb.br/paraiwa/00-oliveira.html em 22-11-2009)

A pintura acima representa uma mulher indígena de fala Tupi, em Pernambuco, governado pelos holandeses no seculo XVII. Ela faz parte das obras "etnográficas", produzidas pelo pintor Eckhout, no Nordeste "holandês", entre 1637 e 1644 e representa uma mulher indígena 
A
ainda sem contato com a cultura branca, pois a mulher indígena ainda é representada com seu filho nos braços, em um porte e posição que denota que ela ainda era livre. Ao fundo, o pintor representou a plantação da cana-de-açúcar para lembrar a escravidão futura que aguardava aquela mulher.
B
que tem atribuições tradicionais de seu povo como cuidar dos filhos, mas que já tem atrás de si a cultura branca, representada tanto na sua parcial vestimenta como na plantação de cana-de-açúcar, o que para o pintor era uma "evolução" da barbárie para a assimilação dos valores europeus.
C
já muito aculturada com roupas de branco e segurando uma criança branca, provavelmente, fruto de um relacionamento ilícito entre a indígena e o mundo da lavoura canavieira, descrito ao fundo da tela.
D
em processo de aculturação, já que a mulher ainda não usa blusa e carrega seu próprio filho nas mãos, contudo, esta mulher já era escrava, pois ao fundo da tela percebemos uma lavoura Canavieira e uma casa-grande, o que demonstra o interesse do pintor em associar o mundo do trabalho indígena doméstico e urbano com o do africano, realizado no campo.