Questão
2021
QUADRIX
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região
Recepcionista (CREFITO-6)
and-34-Kombi-era-motel3980f46396b
Discursiva
"Kombi era motel na escolinha do sexo”, estampou o extinto jornal Notícias Populares. “Perua escolar carregava crianças para a orgia”, dizia a manchete da também extinta Folha da Tarde. Vinte e oito anos atrás, os donos da Escola de Educação Infantil Base, na zona sul de São Paulo, foram chamados de pedófilos. Sem toga, sem corte e sem qualquer chance de defesa, a opinião pública e a maioria dos veículos de imprensa acusaram, julgaram e condenaram Icushiro Shimada, Maria Aparecida Shimada, Mauricio Alvarenga e Paula Milhim Alvarenga. Chegou-se a noticiar que, antes de praticar as ações perversas, os quatro sócios cuidavam ainda de drogar as crianças e fotografá-las nuas. Na esfera jurídica, entretanto, a história tomou outros rumos. As acusações logo ruíram e todos os indícios foram apontados como inverídicos e infundados. Mas era tarde demais para os quatros inocentados. A escola, que já havia sido depredada pela população revoltada, teve que fechar as portas.

Internet: <https://www.pragmatismopolitico.com.br> (com adaptações). 

A autônoma Sarah Monteiro, do Pará, ficou um mês sem sair de casa após uma falsa montagem pornográfica que circulou pelas redes. Aninha Moura, do Piauí, foi morar a 1.500 km de sua cidade natal, para tentar recomeçar a vida, após uma corrente que a acusava de espalhar o vírus HIV a homens. O comerciante Luiz Aurélio, do Rio de Janeiro, teve o seu carro incendiado após um boato de sequestro de crianças. A dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de São Paulo, foi vítima de uma história semelhante e morreu espancada.
“O boato pode vir de uma piada de um grupo de Whatsapp de amigos, com ironia, em uma montagem brincando com uma foto sua. Pode ser um meme que vai circular na família, sem nenhuma repercussão mais negativa, mas pode acontecer também algo mais trágico, como uma pessoa sendo espancada no meio da rua porque parecia com uma suposta sequestradora de crianças”, diz Fabio Goveia, coordenador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura da Universidade Federal do Espírito Santo.

Internet: <https://g1.globo.com> (com adaptações).

Considerando que os textos acima tenham caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.

A importância da checagem das informações que circulam nas redes sociais

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

a) formas de se verificar se uma informação veiculada pelas redes sociais é verdadeira ou falsa.

b) consequências, para a coletividade, da viralização de informações falsas referentes a assuntos de interesse público; e