A amebíase, ou disenteria amébica, é uma infecção causada por um protozoário parasita que se aloja no cólon do paciente e que é capaz de causar uma série de sintomas. Geralmente, a amebíase é assintomática em seus estágios iniciais. Apenas quando ela já está em estágios mais avançados é possível se detectar sintomas da doença. A figura a seguir mostra o ciclo biológico da amebíase. Leia as afirmativas apresentadas sobre o ciclo da amebíase e depois assinale a afirmativa correta.


I. O protozoário causador da amebíase é Entamoeba histolytica. Seu ciclo é heteróxeno e o modo de infecção é fecal-oral, ou seja, o homem se infecta ao ingerir cistos presentes na água ou nos alimentos contaminados.
II. Os trofozoítos, através de mecanismos relacionados com o desequilíbrio intestinal (baixa de imunidade local, alteração da flora intestinal, lesões de mucosa etc.), tornam-se patogênicos e invadem a parede intestinal, alimentando-se de células da mucosa e de hemácias. Em infecções crônicas podem invadir outros órgãos através da circulação sanguínea, especialmente ao fígado.
III. Os trofozoítos que permanecem no intestino sob a forma comensal reduzem o seu metabolismo, armazenam reservas energéticas e secretam uma parede cística ao seu redor, formando os cistos, que são eliminados através das fezes. Dentro do cisto o parasito realiza divisão binária formando quatro novos indivíduos que desencistam quando chegam ao intestino de um novo hospedeiro.