As alterações post-mortem são fenônemos autolíticos e putrefativos que ocorrem após o óbito dos animais e produzem nos tecidos manchas cadavéricas (livores) e graus variáveis de dissolução e liquefação que mascaram as lesões ante-mortem e prejudicam o exame macroscópico. Com relação as alterações post-mortem é INCORRETO afirmar o seguinte:
Questão
2018
FADESP
Centro de Perícias Científicas (PA)
Perito Criminal - Medicina Veterinária (CPCRC PA)
alteracoes-post-mortem496bbaea8f
A
a decomposição putrefativa realizada pelas enzimas bacterianas geralmente é acompanhada da formação de gás (sulfeto de hidrogênio, amônia, etc.) no interior dos tecidos com a formação do enfisema post-mortem (enfisema putrefativo).
B
a embebição hemoglobínica se caracteriza por manchas avermelhadas nos endotélios vasculares, no endocárdio e nas vizinhanças de vasos, que aparecem a devido à hemólise de coágulos e liberação da hemoglobina.
C
a embebição pela bile caracteriza-se por áreas de coloração amarelo-esverdeada nos tecidos circunvizinhos à vesícula biliar.
D
pseudo-melanose são manchas irregulares, cinzas-esverdeadas, na pele da região abdominal e em órgãos vizinhos aos intestinos.
E
a pseudo-melanose é formada pela combinação do sulfeto de hidrogênio (H2S), produzido pelas bactérias da flora normal, com a bilirrubina, formando o sulfeto ferroso (FeS), que cora os tecidos em cinza-esverdeado.