Os aglomerantes são definidos como produtos empregados na construção civil para fixar ou aglomerar outros materiais entre si. Geralmente são materiais em forma de pó, também chamados de pulverulentos que, misturados com a água, formam uma pasta capaz de endurecer por simples secagem ou devido à ocorrência de reações químicas. Com relação às características e propriedades da cal, gesso e cimento, assinale a alternativa correta:
I. O gesso é um aglomerante obtido a partir da eliminação parcial ou total da água de cristalização contida em uma rocha natural chamada gipsita, que ocorre na natureza em camadas estratificadas. Apresenta excelentes propriedades de isolamento térmico, acústico e impermeabilidade do ar.
II. Na produção da cal a temperatura da água funciona como acelerador de pega e a quantidade como retardador, ou seja, quanto maior a temperatura da água, mais rápido o material reage e quanto maior a quantidade de água, mais lentamente ocorrem as reações. Quanto maior a quantidade de água adicionada, maior a porosidade e menor a resistência.
III. A cal é um aglomerante obtido a partir da calcinação da rocha calcária, composta principalmente por óxidos de cálcio e pequenas quantidades de impurezas como óxidos de magnésio, sílica, óxidos de ferro e óxidos de alumínio. Para ser utilizado como aglomerante precisa ser transformado em hidróxido, o que se consegue coma adição de água.
IV. O cimento é um pó fino, que resulta da mistura de clínquer com outros materiais, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação da água. Quando misturado com água e outros materiais de construção, tais como a areia e a pedra britada, resulta nos concretos e nas argamassas usadas na construção de casas, edifícios, pontes, barragens etc.
V. O gesso quando é misturado com uma quantidade adequada de água e de carga, produz-se primeiramente uma massa plástica capaz de ser moldada e espalhada na superfície. O endurecimento ocorre em duas etapas. Na primeira etapa a massa perde sua plasticidade, de tal forma que, se for remisturada com água a plasticidade não retorna ou então retorna parcialmente. VI. Na construção civil, a cal é utilizada principalmente em argamassas de assentamento e revestimento, pinturas, misturas asfálticas, estabilização de solos, fabricação de blocos sílicocalcários, indústria metalúrgica, etc. A adição desse aglomerante às argamassas proporciona melhorias em muitas características da mistura.