Questão
2016
FUNCERN
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Professor - Sociologia (IFRN)
afirmacoes-mais3691d38b0d
Uma das afirmações mais famosas de Karl Marx (1818-1883) é “a história de todas as sociedades até o presente é a história da luta de classes”.

Nesse sentido, o conceito de classe social para Marx baseia-se na
A
soma de diversas posições ocupadas pelo indivíduo nas várias esferas da sociedade. Sendo assim, leva-se em consideração a renda financeira, a escolaridade, posse dos meios de produção, a religião e os gostos e crenças dos indivíduos. Dessa forma, as classes são grandes grupos que compartilham crenças e interesses em comum e agem na proteção destes.
B
posição que o indivíduo ocupa nos meios de produção da vida material, especialmente na posse ou não desses meios de produção. Dessa forma, existem não apenas, mas principalmente, duas classes em conflito. Uma dominante e expropriadora, dona dos meios de produção, e a outra dominada e produtora, que não possui nada além da sua força de trabalho.
C
renda financeira que o indivíduo recebe, independentemente do seu tipo de emprego ou na posição que ele ocupa dentro dos setores produtivos ou mesmo dos grupos em que ele participa, dentro ou fora da esfera econômica. Portanto, a luta de classes, para Marx, dá-se entre os que ganham mais e os que ganham menos.
D
relação do indivíduo com as formas que o capital se apresenta na sociedade. As formações das classes e seus conflitos vão depender da posse dos capitais financeiro, cultural, social e econômico por parte 
dos trabalhadores. Portanto, os lugares desses trabalhadores e dos capitalistas na luta de classes variam de acordo com os papéis que se alternam durante suas relações laborais.