A afasia é um distúrbio da linguagem que pode comprometer tanto a compreensão quanto a expressão, dificultando a interação do indivíduo com o meio no qual está inserido. O estudo sobre as alterações de linguagem de etiologia neurológica é antigo e praticamente todos os sintomas da afasia foram descritos antes do século XX. Na avaliação das afasias, cabe ao fonoaudiólogo investigar amplamente as manifestações, assim como a inter-relação entre elas, considerando os modelos de processamento da linguagem e os subprocessos de cada atividade específica. Assim, a análise minuciosa do quadro clínico permite ao fonoaudiólogo realizar um planejamento terapêutico adequado. Em relação às manifestações que podem ocorrer nos quadros afásicos, assinale a afirmativa correta.
Questão
2021
INSTITUTO CONSULPLAN
ISGH - Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar
Fonoaudiólogo (ISGH CE)
afasia-e-disturbio107b6678235
A
A perseveração é a ausência total de uma emissão oral ou gráfica, podendo ocorrer repetições perseverativas e involuntárias de um determinado comportamento em ambos os tipos de emissão.
B
O paciente que apresenta circunlóquio não consegue acessar o tema principal do discurso e discorrer especificamente sobre o tópico fundamental. Em alguns casos, pode estar relacionado à dificuldade de acesso lexical.
C
O agramatismo é uma alteração na estrutura sintática caracterizada pela inversão de elementos na frase. Em geral, ocorre com os elementos de classe aberta. Em casos graves, os enunciados podem estar restritos a poucas palavras.
D
A parafasia semântica é uma manifestação que ocorre no plano da palavra e refere-se à troca de um vocábulo por outro, estando os dois relacionados semanticamente, com inadequação na seleção dos fonemas e distorção na produção.