Questão
2015
AMEOSC
Prefeitura Municipal de Mondaí (SC)
Professor Não Habilitado - Educação Física (Pref Mondaí/SC)
2015
AMEOSC
Prefeitura Municipal de Mondaí (SC)
Professor Habilitado - Educação Física (Pref Mondaí/SC)
acordo-com-pensador1681f520d4
De acordo com o pensador Paulo Freire, sobre a pedagogia da autonomia, é possível afirmar que:
A
Educador e educandos, lado a lado, vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber. É impossível tornar-se um professor crítico, aquele que é mecanicamente um memorizador, um repetidor de frases e ideias inertes, e não um desafiador.
B
Não há ensino sem pesquisa, nem pesquisa sem ensino. Enquanto ensino, continuo buscando, reprocurando junto com o aluno, sempre. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Educo e me educo, porque sei educar. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e para comunicar o novo.
C
Ensinar exige estética e ética. Seres históricos – sociais, capazes de comparar, valorizar, intervir, escolher, decidir, romper e por isso, nos fizemos seres éticos. Só somos porque estamos sendo. Transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador. Se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando. Ser estético significa fazer tudo muito bonito e impecável. Divinizar ou diabolizar a tecnologia ou a ciência é uma forma altamente negativa e perigosa de pensar errado.
D
Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática. Envolve o movimento dinâmico, dialético entre o fazer e o pensar sobre o fazer. É fundamental que o aprendiz da prática docente saiba o que deve fazer sempre, afinal está estudando para isso, e superar o pensar ingênuo, assumindo o pensar certo produzido por ele próprio, juntamente com o professor formador. Por outro lado, ele deve reconhecer o valor das emoções, da sensibilidade, da afetividade, da intuição.