Questão
2014
UNISIN
Prefeitura Municipal de Biritiba Mirim (SP)
Professor de Educação Infantil (Pref Biritiba Mirim/SP)
acordo-com-historia13ca0aa230
De acordo com a história da educação no brasil, assinale a alternativa incorreta:
A
No que concerne aos indígenas, foram alfabetizados no intuito de servirem aos interesses da Coroa e da Fé católica. Tudo em prol da consolidação da posse das terras, acúmulo de riquezas e vitória sobre o protestantismo. A experiência jesuítica produziu, por meio de seus currículos e práticas, uma sociedade mais culta, atuante na fé e conhecedora da educação formal europeia. O índios forma os maiores privilegiados pois adquiriram uma cultura mais nobre em detrimento da sua cultura desvalorizada.
B
Os padres jesuítas foram os primeiros professores, do Brasil se a abordagem recair na chamada educação formal – escolarizada. Se consideramos que antes do chamado descobrimento aqui viviam outras pessoas, uma população ameríndia e, se considerarmos que o conceito de educação remetemos a uma abrangência incalculável; teremos necessariamente que considerar que antes da Companhia de Jesus, existiam outras educações, portanto, outras histórias da educação.
C
A educação promovida pelos jesuítas contribuiu para a manutenção dos contornos aristocráticos e patriarcais da sociedade brasileira colonial. As escolas da Companhia de Jesus em terras brasileiras assumiram um caráter elitista e catequético, cumprindo a sua função de controle e manutenção social. É possível perceber ainda o caráter de epistemicídio nas práticas educativas desenvolvidas pela Companhia de Jesus no Brasil colonial, uma vez que esta ordem religiosa, carregada de etnocentrismo, sufocou os saberes nativos relegando-os a segundo plano, na tentativa de impor as crenças, os valores e a visão de mundo europeias.
D
Na educação e na catequese, os sermões dos jesuítas eram importantíssimos. Neles, os padres usavam uma linguagem simples, direta e que impressionasse o “público” que os ouvia, constituído por pessoas rudes, ignorantes, analfabetas, ou seja, homens, mulheres e crianças que não estavam habituados à reflexão.Com os sermões, os jesuítas procuravam estimular as pessoas a sentirem o remorso, o medo, a culpa, incutindo-lhes a ideia de pecado, de céu, de inferno, de diabo e a possibilidade de salvação dos infiéis pelo perdão dos pecados, pela misericórdia divina e pela conversão dos povos nativos através de sua adesão ao catolicismo.
E
Os jesuítas, atuaram como verdadeiros “soldados” de cristo atuaram na educação e no ensino. Na Europa ensinaram em seminários, colégios e universidades objetivando recuperar a antiga posição da Igreja Católica Romana, enquanto nas áreas recém – descobertas organizaram, além, do trabalho educacional, as missões, com o intuito de conquistar e preservar para a Igreja Católica os povos que não foram atingidos pela expansão protestante. Neste sentido, os jesuítas exerceram, no Brasil um destacado papel tanto na educação como na catequese do índio e dos colonos.