Questão
2014
IPAD
Prefeitura Municipal de Vitória de Santo Antão (PE)
Professor –Geografia-Ensino Fundamental II (Pref Vitória de Santo Antão/PE)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
acordo-com-Roberto76bc22e28a
De acordo com Roberto Lobato Correa no livro, O Espaço Urbano, o processo de produção dos espaço urbano conta com agentes produtores, dividido, da seguinte forma: os proprietários dos meios de produção, sobretudo os grandes industriais; os proprietários fundiários; os promotores imobiliários; o Estado e finalmente os grupos sociais excluídos.  
Cada agente é citado nas alternativa abaixo, as quais demonstram o papel que cada um desempenha no processo dialético de construir e reconstruir o meio urbano, exceto?
A
Os grandes proprietários industriais e as grandes empresas comerciais são, em razão da dimensão de suas atividades, grandes consumidores de espaço. Necessitam de terrenos amplos e baratos que satisfaçam requisitos locacionais pertinentes às atividades de suas empresas. 
B
Os proprietários fundiários atuam no sentido de obterem a maior renda fundiária de suas propriedades, interessando-se em que estas tenham o uso mais justo possível gerando equidade de acesso ao seu quinhão de terra, especialmente para uso comercial ou residencial. Estão interessados no valor de troca da terra e não no seu valor de uso. 
C
Por promotores imobiliários, entende-se um conjunto de agentes que realizam, parcialmente ou totalmente, as seguintes operações: incorporação; financiamento; estudo técnico; construção ou produção física do imóvel; e comercialização ou transformação do capital-mercadoria em capital-dinheiro, agora acrescido de lucro, através da produção de habitações com inovações, com valor de uso superior às antigas. 
D
O Estado atua na organização espacial da cidade. Porém sua atuação tem sido complexa e variável tanto no tempo como no espaço, refletindo a dinâmica da sociedade da qual é parte constituinte. O Estado dispõe de um conjunto de instrumentos que pode empregar em relação ao espaço urbano. 
E
Os grupos sociais excluídos são aqueles que não possuem renda para pagar o aluguel de uma habitação digna e muito menos para comprar um imóvel. Este é um dos fatores, que ao lado do desemprego, doenças, subnutrição, delineiam a situação social dos grupos excluídos. A estas pessoas restam como moradia: cortiços, sistemas de autoconstrução, conjuntos habitacionais fornecidos pelo agente estatal e as degradantes favelas.