Questão
2011
NC UFPR
Prefeitura Municipal de Matinhos (PR)
Educador (Pref Matinhos/PR)
acordo-com-Magda102b681ed4d
De acordo com Magda Soares, o termo “alfabetização” corresponde ao processo pelo qual se adquire uma tecnologia – a escrita alfabética e as habilidades de utilizá-la para ler e para escrever. Já o termo “letramento” relaciona-se ao exercício efetivo e competente daquela tecnologia da escrita, nas situações em que precisamos ler e produzir textos reais, ou seja, “alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário, o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita”. 

Assinale a alternativa que apresenta atividades que vão ao encontro da proposta de alfabetizar letrando.
A
Cópia e ditado de palavras trabalhadas em sala de aula. Leitura silenciosa. Leitura oral individual e coletiva. Redação seguida de correção individual das palavras escritas de forma errada. Formação de palavras a partir do padrão silábico.
B
Formação de palavras primeiro a partir de vogais, depois de vogais combinadas às consoantes simples e finalmente de palavras que apresentam dificuldades ortográficas. Leitura silenciosa e leitura em voz alta de palavras e frases. Escrita de frases. Avaliação individual a partir dos conteúdos trabalhados.
C
Uso correto do livro didático adotado, a partir das orientações dadas no manual do professor. Uso correto do caderno de  caligrafia, como forma de garantir a legibilidade da letra. Ampliação do vocabulário da criança por meio de atividades de repetição de palavras novas. Avaliação continuada dos conteúdos trabalhados.
D
Uso de materiais diversos que estimulem a escrita da criança. Observação contínua das tentativas de escrita das crianças a partir de conjuntos de sílabas estabelecidas no planejamento bimestral. Produção espontânea de textos a partir dos interesses individuais e sem a interferência direta do professor. Avaliação quinzenal dos conteúdos trabalhados.
E
Pesquisa de materiais escritos dentro e fora da escola. Prática da linguagem oral em diferentes situações de uso. Produção espontânea de textos. Pseudoleitura. Avaliação contínua do desenvolvimento das hipóteses de escrita dos alunos.