Questão
2023
COPESE (UFPI)
Universidade Federal do Piauí (PI)
Técnico de Laboratório - Química (UFPI)
acido-hialuronico-AH-e130691278b0
O ácido hialurônico (AH) é uma macromolécula de origem natural, presente em diversos tecidos do corpo humano, principalmente na pele, cartilagens, líquido sinovial e humor vítreo do olho. É um glicosaminoglicano composto por unidades repetidas do dissacarídeo formado pela N-acetilglicosamina e o ácido D-glicurônico (Figura abaixo).

Figura. Estrutura do dissacarídeo que se repete para formar o AH.



Fonte: NELSON, DL; COX, M.M. Princípios de bioquímica de Lehninger, 6. ed., Porto Alegre: Artmed, 2014.

O AH é altamente hidrofílico e capaz de reter grandes quantidades de água, o que lhe confere propriedades viscoelásticas e lubrificantes. Na pele, por exemplo, ele é responsável por manter a hidratação e elasticidade, além de ajudar a preencher o meio extracelular, o que contribui para a uniformidade da superfície cutânea.

Sobre a química do AH e a partir dos seus conhecimentos, assinale a opção CORRETA:
A
O ácido hialurônico é um polissacarídeo, em que podemos observar as funções orgânicas, éter, amina, ácido carboxílico, álcool e cetona.
B
O caráter hidrofílico do AH está relacionado apenas à presença das hidroxilas, uma vez que os outros grupos funcionais são de caráter hidrofóbico.
C
Estruturalmente, o dissacarídeo mostrado na Figura corresponde à ligação entre um éster do ácido D-glicurônico e uma amida da glicosamina.
D
A hidrólise total do ácido hialurônico, incluindo a quebra da ligação amídica, gera o ácido D-glicurônico, a glicosamina e o ácido acético.
E
O ácido hialurônico é um exemplo de proteína estrutural, pois sua função principal é a de estruturação das células e dos tecidos no corpo humano.