Utilize os textos a seguir como motivadores para a produção de sua redação. Não os copie.
Texto I
A pessoa com deficiência no mercado de trabalho
Um levantamento do IBGE aponta que a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho ainda é um obstáculo. Apenas 28,3% delas em idade de trabalhar (14 anos ou mais de idade) se posicionam na força de trabalho brasileira. Entre as pessoas sem deficiência, o índice sobe para 66,3%. A desigualdade também aparece no nível de escolaridade. Quase 68% da população com deficiência não tem instrução ou possui o ensino fundamental incompleto, índice de 30,9% para as pessoas sem nenhuma das deficiências investigadas.
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/. Acesso em: 23 out. 2022. Adaptado.
Texto II
Como a Arquitetura pode contribuir para reduzir preconceitos?
Falar de acessibilidade é pensar não só em inclusão, mas em compreender o universo de outras pessoas. No caso de quem vive com alguma deficiência física ou mobilidade reduzida, a acessibilidade arquitetônica é um exemplo. E para a professora de Arquitetura e Urbanismo Mª Kelly Christine Silva de Lima, a acessibilidade arquitetônica pode diminuir preconceitos e estereótipos que promovem a exclusão dessas pessoas.
A lógica é de que, se o direito a mobilidade e segurança é compartilhado por todos, não se percebem diferenças. “São as diferenças que podem gerar os sentimentos de preconceito e de incapacidade nas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Em poucas palavras: oportunidades de uso dos espaços com igualdade para todos!”, acrescentou.
Disponível em: https://portalcorreio.com.br/. Acesso em: 23 out. 2022. Adaptado.
Tendo em vista os desafios enfrentados por pessoas com deficiência e a necessidade de novas medidas de combate a fatores que ainda limitam uma plena inclusão, elabore um texto dissertativo-argumentativo em que você discuta o seguinte tema:
O desafio do resgate da cidadania e dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil.
O texto deverá ter de 25 a 30 linhas.