Tido como um clássico da literatura de história, o livro
Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda estuda a fundação das cidades na América. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) é impossível compreender as fundações das cidades da América Colonial através da comparação entre a colonização espanhola e a colonização portuguesa, por isso, Sérgio Buarque de Holanda desconsidera o processo espanhol.
( ) o semeador e o ladrilhador, na ótica de Sérgio B. de Holanda, são metáforas que demonstram as diferenças na forma de urbanização adotadas pelo português (semeador) e pelo espanhol (ladrilhador).
( ) os centros de povoação espanhóis no Novo Mundo foram construídos em regiões de altitude, já os centros de povoação construídos pelos portugueses no Brasil surgiram em áreas litorâneas, com exceção de São Paulo de Piratininga.
( ) ao compreender a fundação das cidades no mundo novo pelos espanhóis e portugueses, Sérgio B. de Holanda está preocupado em analisar a migração de pessoas da área rural para a área urbana, ainda na primeira metade do século XX.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.