Questão
2022
ADM&TEC
Prefeitura Municipal de São Caetano (PE)
Agente Comunitário de Saúde (Pref São Caetano/PE)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Texto-para-questaoNOVO305c1e8242a
Texto para a questão

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

Em tese, as mudanças ortográficas previstas no Acordo assinado pelos países lusófonos em 1990 começam, finalmente, a vigorar

ENTENDA O CASO: A língua portuguesa tem dois sistemas ortográficos: o português (adotado também pelos países africanos e pelo Timor) e o brasileiro. Essa duplicidade decorre do fracasso do Acordo unificador assinado em 1945: Portugal adotou, mas o Brasil voltou ao Acordo de 1943. As diferenças não são substanciais e não impedem a compreensão dos textos escritos numa ou noutra ortografia. No entanto, considera-se que a dupla ortografia dificulta a difusão internacional da língua (por exemplo, os testes de proficiência têm de ser duplicados), além de aumentar os custos editoriais, na medida em que o mesmo livro, para circular em todos os territórios da lusofonia, precisa normalmente ter duas impressões diferentes.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A mídia costuma apresentar o Acordo como uma unificação da língua. Há, nessa maneira de abordar o assunto, um grave equívoco. O Acordo não mexe na língua (nem poderia, já que a língua não é passível de ser alterada por leis, decretos e acordos) – ele apenas unifica a ortografia. Algumas pessoas – por absoluta incompreensão do sentido do Acordo e talvez induzidas por textos imprecisos da imprensa – chegaram a afirmar que a abolição do trema (prevista pelo Acordo) implicaria a mudança da pronúncia das palavras (não diríamos mais o u de linguiça, por exemplo). Isso não passa de um grosseiro equívoco: o Acordo só altera a forma de grafar algumas palavras. A língua continua a mesma.

Por Carlos Alberto Faraco

Texto adaptado e disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/EscrevendoFuturo/arquivos/187/novoacordo2.pdf.

Com base no Texto “NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO”, analise as afirmativas a seguir:

I. É correto afirmar que a expressão “Essa duplicidade” faz referência ao “fracasso do Acordo unificador”.

II. De acordo com o autor do texto, é correto afirmar que o Acordo Ortográfico é uma ferramenta de unificação da língua portuguesa.

III. É correto afirmar que “grosseiro equívoco” é uma expressão que se refere à afirmação de que a abolição do trema implicaria a mudança na pronúncia das palavras.

Marque a alternativa CORRETA:
A
Apenas a afirmativa I é verdadeira.
B
Apenas a afirmativa II é verdadeira.
C
Apenas a afirmativa III é verdadeira.
D
Todas as afirmativas são verdadeiras.