Questão
2017
IBFC
Polícia Científica do Estado do Paraná
Médico Legista - Área A (PCie PR)
2017
IBFC
Polícia Científica do Estado do Paraná
Odontologista (PCie PR)
2017
IBFC
Polícia Científica do Estado do Paraná
Químico Legal (PCie PR)
2017
IBFC
Polícia Científica do Estado do Paraná
Toxicologista (PCie PR)
2017
IBFC
Polícia Científica do Estado do Paraná
Médico Legista - Área B (PCie PR)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Texto-IIBase-cranio200d3848ce5
Texto II

Base do crânio explodiu, descreve legista

A autópsia no corpo de Ayrton Senna começou a ser feita ontem às 10h locais (5h de Brasília) pelos legistas Michele Romanelli e Pierludovico Ricci, do Instituto Médico Legal de Bolonha. O laudo oficial tem 60 dias para ser preparado. A Folha conversou com uma médica do IML que viu o corpo de Senna na segunda-feira de manhã e ontem – antes e depois da autópsia. Segundo sua descrição, no dia seguinte ao acidente o rosto do piloto estava desfigurado. A médica pediu para que seu nome não fosse revelado.
Muito inchada, a cabeça quase se juntava aos ombros. Os médicos concluíram, após a autópsia, que Senna teve morte instantânea na batida a 290 km/h na curva Tamburello. Teve também parada cardíaca naquele momento e circulação praticamente interrompida.
Quando os médicos o reanimaram – ativando os batimentos cardíacos e a circulação artificialmente –, o piloto já havia morrido. A atividade cerebral era inexistente. Não há possibilidade de sobrevivência nesses casos. [...]
(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/5/04/ esporte/9.html. Acesso em: 01/02/17) 

O português contemporâneo já registra a característica proclítica da língua. Contudo, a gramática tradicional aponta que a oração “Quando os médicos o reanimaram” (3º§) deveria ser redigida da seguinte forma:
A
Quando os médicos reanimaram a ele.
B
Quando os médicos reanimaram-lhe.
C
Quando os médicos reanimaram ele.
D
Quando os médicos reanimaram-no.
E
Quando os médicos lhe reanimaram.