Texto I
Art. 3º São princípios da Educação Profissional e Tecnológica:
I - articulação com o setor produtivo para a construção coerente de itinerários formativos, com vista ao preparo para o exercício das profissões operacionais, técnicas e tecnológicas, na perspectiva da inserção laboral dos estudantes;
[...]
IV - centralidade do trabalho assumido como princípio educativo e base para a organização curricular, visando à construção de competências profissionais, em seus objetivos, conteúdos e estratégias de ensino e aprendizagem, na perspectiva de sua integração com a ciência, a cultura e a tecnologia;
VI - a tecnologia, enquanto expressão das distintas formas de aplicação das bases científicas, como fio condutor dos saberes essenciais para o desempenho de diferentes funções no setor produtivo;
VII - indissociabilidade entre educação e prática social, bem como entre saberes e fazeres no processo de ensino e aprendizagem, considerando-se a historicidade do conhecimento, valorizando os sujeitos do processo e as metodologias ativas e inovadoras de aprendizagem centradas nos estudantes;
[...]
IX - utilização de estratégias educacionais que permitam a contextualização, a flexibilização e a interdisciplinaridade, favoráveis à compreensão de significados, garantindo a indissociabilidade entre a teoria e a prática profissional em todo o processo de ensino e aprendizagem.
RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 5 DE JANEIRO DE 2021. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em: 18 Ago2023.
Texto II
O conhecimento científico e as metodologias e práticas para o ensino das disciplinas de ciências e tecnologia vêm se transformando na última década. Para analisar essas mudanças, o British Council lançou, em parceria com a Fundação Carlos Chagas, o Panorama de Educação STEM no Brasil, que faz uma análise de 2010 a 2020 do ensino de ciências e suas tecnologias. [...].
O panorama traz recortes sobre pesquisas voltadas à análise do ensino de ciências e à formação docente, e se conecta com outras preocupações como metodologias e práticas; currículo; alfabetização e letramento científico; e desigualdades relativas a direitos e inclusão de gênero. Um dos achados aponta que 51,7% dos alunos do ensino básico estão nos níveis mais elementares de letramento científico. De acordo com Diana [diretora de Educação do British Council], ainda que saibam resolver problemas que envolvam a interpretação e a comparação de informações e conhecimentos científicos, trata-se de um nível abaixo do que os parâmetros consideram como conhecimento básico. British Council, Pesquisa inédita faz retrato do ensino de ciências no Brasil na última década. 12 Abr 2023.
Disponível em: https://www.estadao.com.br/educacao/pesquisainedita-faz-retrato-do-ensino-de-ciencias-no-brasil-na-ultima-decada/. Acesso em: 18 Ago 2023.
Considerando os textos apresentados, as constantes transformações da sociedade e do mundo do trabalho decorrentes do avanço das tecnologias da informação e da comunicação, e a importância que a sociedade tem dado às habilidades comportamentais na seleção e na retenção de talentos, escreva um texto dissertativo de até 20 linhas relacionando os seguintes aspectos:
A) Explique o que é a aprendizagem baseada em projetos e como ela pode ser utilizada para promover a inserção laboral dos alunos do ensino técnico e enfrentar as constantes transformações da sociedade e do mundo do trabalho.
B) Defina aprendizado de máquina.
C) Conceitue análise de dados e seus três tipos.