Texto 1
"O tempo é muito mais do que as horas marcadas por um relógio, ou os dias de um calendário, ou os anos de um século, é também tradição, mentalidade e ritmo."
(COTRIM, Gilberto. História Global - Brasil e Geral. Volume Único. Ensino Médio. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2005, p.13)
Texto 2
"A diversidade dos testemunhos históricos é quase infinita. Tudo o que o homem diz ou escreve, tudo o que constrói, tudo o que toca pode e deve fornecer informações sobre eles."
(BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001 , p. 79).
A partir dos textos acima, que fazem referências sobre o que é a História e o tempo histórico, julgue as assertivas abaixo:
I - Diferentemente do tempo cronológico, o tempo histórico não é linear, ele é moldado por diferentes durações e está ligado às ações dos grupos humanos e à soma de fenômenos sociais, políticos, econômicos e mentais, resultantes dessas ações.
II - O papel do historiador é selecionar os diversos documentos disponíveis ao seu alcance, independente do grupo social que os produziu e analisá-los linearmente.
III - Para melhor entender o tempo histórico, o homem racionalmente dividiu-o em períodos, o que uniformizou a contagem do tempo nas diferentes civilizações.
IV - Não são apenas os grandes acontecimentos que se transmutam em fatos históricos; o cotidiano de todos os grupos sociais também produz vestígios passíveis da análise do historiador.
Analisando as assertivas acima, pode-se afirmar que estão corretas: