Texto 1
Cuidar – do outro e de si mesmo
Cuidado: significa atenção, cuidado, dedicação, carinho e responsabilidade. Cuidar é oferecer ao outro, em forma de serviço, o resultado de seus talentos, preparo e afeto. Para isso, é necessário perceber como a outra pessoa se mostra, seus gestos e falas, sua dor e sua limitação. O cuidador deve considerar as particularidades e necessidades da pessoa a ser cuidada, o que vai além dos cuidados com o corpo físico: há que se levar em conta a história de vida, os sentimentos e emoções da pessoa a ser cuidada. Cuidar do outro representa a essência da cidadania, do desprendimento, da doação e do amor.
Autocuidado: É cuidar de si mesmo e representa a essência da existência humana. A pessoa acamada ou com limitações, mesmo necessitando da ajuda do cuidador, pode e deve realizar atividades de autocuidado sempre que possível.
O bom cuidador é aquele que observa e identifica o que a pessoa pode fazer por si mesma, avalia as condições e ajuda ou apoia o necessitado. Cuidar não é fazer pelo outro, mas ajudar quando ele necessita, estimular a pessoa a conquistar sua autonomia, mesmo que seja em pequenas tarefas.
Cuidador: é um ser humano de qualidades especiais, expressas pelo forte traço de amor à humanidade, de solidariedade e de doação. É pessoa da família ou da comunidade, que presta cuidados à outra pessoa de qualquer idade, que esteja necessitando por estar acamada, com limitações físicas ou mentais, com ou sem remuneração.
A função do cuidador é acompanhar e auxiliar a pessoa a se cuidar, fazendo pela pessoa somente as atividades que ela não consegue fazer sozinha.
Texto adaptado do Guia prático do cuidador / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – Brasília: Ministério da Saúde, 2008. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_pratico_cuidador.pdf
Leia o Texto 1 com atenção e marque a opção correta.
As palavras “essência e desprendimento” presentes no 2º parágrafo, respectivamente, significam: