Questão
2014
FUNDATEC
Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural do Rio Grande do Sul
Ciências Sociais ou Sociologia (ASCAR RS)
Texto-1-Portanto204a689eb59
Texto 1 – “Portanto, quando falamos que há corrupção num Estado, convém analisar se é no Estado como um todo, no conjunto das suas instituições e em toda a sua população, ou se essa corrupção está restrita a alguma das partes, seja da forma, seja da matéria. Como regra, a corrupção nunca atinge todo o corpo político e todas as instituições de uma vez, sempre há alguma parte que resiste e ainda não foi contaminada, pois é impossível que um Estado corrompido em todas as suas partes ainda consiga sobreviver”. (MARTINS, José Antônio. Corrupção. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2008, p.38). 

Texto 2 – “Na verdade, a ideologia impessoal do liberalismo democrático jamais se naturalizou entre nós. Só assimilamos efetivamente esses princípios até onde coincidiram com a negação pura e simples de uma autoridade incômoda, confirmando nosso instintivo horror às hierarquias e permitindo tratar com familiaridade os governantes”. (HOLANDA, S. B. de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 160). 

Os casos de corrupção nas diversas esferas do Estado brasileiro vêm despertando a atenção da sociedade para as atuais relações entre o público e o privado na política nacional. Sobre a contribuição da sociologia para a análise desse tema, assinale a alternativa INCORRETA. 
A
O conceito “clientelismo” pode ser utilizado para descrever ações de favorecimento por meio das quais os grupos de interesse se relacionam entre si e negociam privilégios com os diferentes setores da sociedade em troca de apoios diversos.
B
O “patrimonialismo” pode ser considerado como uma característica histórica do Estado brasileiro, pois se refere a uma forma de exercício do poder político por meio da qual os dirigentes personalizam a administração estatal e realizam um uso privado dos cargos e recursos públicos.
C
Roberto da Matta apresenta a ideia de “jeitinho” para descrever um tipo de conduta social utilizado para facilitar a realização de determinadas ações que deveriam ser impessoais.
D
Alguns entraves ao exercício da cidadania no Brasil podem ser atribuídos à tradição conservadora e autoritária do Estado que, historicamente, conservou para si o poder decisório e reduziu a esfera pública, dificultando a participação civil na vida política da sociedade.
E
Segundo Sérgio Buarque de Holanda, a cordialidade, princípio do caráter nacional, possibilitou que se enraizassem, no país, práticas sociais impessoais que favorecem a corrupção.