Questão
2024
Instituto AOCP
Tribunal Regional Federal (2ª Região)
Técnico Judiciário - Área Administrativa - Especialidade Agente da Polícia Judicial
2024
Instituto AOCP
Tribunal Regional Federal (2ª Região)
Analista Judiciário - Área Administrativa - Sem Especialidade
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Texto-1-METONIMIA197272a8042
Texto 1
 
METONÍMIA E METÁFORA SÃO A FORÇA MAIS PODEROSA EM AÇÃO NA LINGUAGEM
 
Sérgio Rodrigues
 
Escritor e jornalista, autor de “A Vida Futura” e “Viva a Língua Brasileira”.
 
[...]
 
Talvez por culpa de velhas cartilhas escolares cheias de bolor, muita gente acha que usar metáfora e metonímia é chamar as coisas por nomes deslocados, “poéticos”. [...]
 
Ocorre que não é só isso. [...]
 
No clássico “Metáforas da Vida Cotidiana” (Educ), de 1980, os linguistas George Lakoff e Mark Johnson defendem a tese de que a metáfora transborda da linguagem para moldar nossos pensamentos e condutas sociais. [...]
 
O primeiro exemplo que Lakoff e Johnson fornecem de conceito de base metafórica tem relevância especial em nossos tempos de redes sociais: “Debate é guerra”. Isso se evidenciaria em frases como “Ele atacou os pontos fracos da minha argumentação” e “O que você diz é indefensável”, entre outras igualmente bélicas.
 
Acreditando que debate é guerra, ao entrar nele nos comportamos como guerreiros. A metáfora costuma vencer. Em geral, o melhor que podemos fazer é tomar consciência disso e negociar com ela uma paz digna.
 
Adaptado de: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/sergio-rodrigues/2024/04/metonimia-e-metafora-sao-a-forca-mais-poderosa-em-acao-na-linguagem.shtml. Acesso em: 10 abr. 2024.

Assinale a alternativa que apresenta entre parênteses uma reescrita gramaticalmente correta para o excerto retirado do Texto 1.
A
“Metonímia e metáfora são a força mais poderosa em ação na linguagem” (A força mais poderosa em ação na linguagem é metonímia e metáfora).
B
“Talvez por culpa de velhas cartilhas escolares cheias de bolor [...]” (Talvez por culpa de velhas cartilhas escolares boloradas).
C
“Isso se evidenciaria em frases como [...]” (Isso evidenciar-se-ia em frases como...).
D
“Acreditando que debate é guerra, ao entrar nele nos comportamos como guerreiros.” (Por que acreditamos que debate é guerra, ao entrarmos nele comportamo-nos como guerreiros).
E
“Em geral, o melhor que podemos fazer [...]” (Em geral, o melhor que se pode fazer...).