Texto 1 – O Contador
O Contador certamente entrará na lista de filmes pouco memoráveis, pelo fato de não ser um longa bom e nem ruim e que acaba se tornando uma mistura de Jason Bourne com Rain Man. Do primeiro, herda as cenas de ação, introduzindo um protagonista capaz de feitos incríveis e do segundo resgata o sensível e delicado tema do autismo. Infelizmente, não consegue retratar nenhum dos temas da forma que os filmes citados desenvolveram tão bem.
A trama nos apresenta o misterioso contador Christian Wolff (Ben Affleck), portador da síndrome de Asperger e um matemático brilhante, capaz de resolver qualquer problema de lógica posto à sua frente. Quando seus serviços são requisitados para a auditoria de uma empresa de robótica, seu trabalho encontra mais podres do que o esperado e sua cabeça torna-se cobiçada pelos próprios empregadores. O que ninguém espera é que Christian balanceia sua vida dupla de contador com a de assassino internacional. A trama é interessante e o roteiro do fraco Bill Dubuque poderia ter sido mais ambicioso e menos preguiçoso, explorando melhor cenas que ressaltassem a inteligência e frieza do personagem principal. Porém, ele escolhe o caminho inverso, com três tramas paralelas que deixam o filme confuso e por vezes repetitivo, com demasiados flashbacks que sempre aparecem nas horas erradas. A direção fica por conta do competente Gavin O’Connor, que conduz a trama de forma eficiente. Mas o filme pertence a Ben Affleck, que pelo artista que se tornou, merecia uma crítica à parte. Melhor diretor que ator, Affleck se reinventou depois que começou a dirigir e protagonizar seus filmes, e entrega uma interpretação cheia de tiques comportamentais que jamais soam caricatos.
O Contador merece aplausos por tentar trazer uma abordagem diferente a um gênero já saturado, porém se perde em um roteiro fraquíssimo que conta com uma reviravolta final desnecessária. Mas o filme vale a ida ao cinema pela carismática e excelente presença do cada vez melhor Ben Affleck.
Autor: Diego Oliveira. Disponível em <https://jornaldaorla.com.br/noticias/27503-resenha-da-semanao-contador/>Acesso em 13 abr. 2023 (adaptado).
Com base no Texto “O Contador” analise as afirmativas a seguir:
I. O objetivo principal do texto é narrar o drama vivido pelo personagem principal do livro e as consequências da vida dupla que levava como contador e como assassino internacional a serviço de uma grande empresa.
II. A proposta central do texto é contar a história real de homem, que sofria da Síndrome de Asperger. Trata-se de um documentário sobre um matemático brilhante e sua capacidade incomum de lidar com números.
III. A finalidade do texto é fazer a avaliação de um filme. Trata-se de uma crítica que analisa as qualidades e defeitos da película, cujo tema é o dilema vivido por profissionais que lidam com a contabilidade de empresas.
Marque a alternativa CORRETA: