As Teorias Psicodinâmicas veem o comportamento como o produto de forças psicológicas que interagem dentro do indivíduo, frequentemente fora de seu estado de consciência. Freud baseou-se na física de sua época para cunhar o termo psicodinâmica.
(MORRIS, Charles G. Introdução à Psicologia. Trad. de Ludmilla Lima e Maria S. Duarte Baptista. São Paulo: Prentice Hall, 2004. P. 344/5/6/7/8.)
De acordo com o enunciado, analise as assertivas com V, para verdadeiro, ou F, para falso:
( ) Muito da vida mental é inconsciente e, como resultado, as pessoas podem comportar-se de maneiras que elas próprias não entendem. Os processos mentais, tais como emoções, motivações e pensamentos, agem paralelamente e podem, assim, ocasionar sentimentos conflitantes.
( ) Não somente os padrões estáveis de personalidade começam a se formar na infância como as primeiras experiências também influenciam bastante o desenvolvimento desses padrões.
( ) As representações mentais que fazemos de nos mesmos, de outros e de nossos relacionamentos tendem a orientar nossas interações com as outras pessoas.
( ) O desenvolvimento da personalidade envolve aprender a regular sentimentos sexuais e agressivos assim como tornar-se socialmente interdependente em vez de dependente.
Marque a alternativa com a opção coerente com as "teorias psicodinâmicas".