Questão
2009
ASPERHS
Prefeitura Municipal de Salgadinho (PE)
Professor II - Português (Pref Salgadinho/PE)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
TEXTO-sol-chupava-poc145c02d2762
TEXTO

(...) o sol chupava os poços, e aquelas excomungadas levavam o resto da água, queriam matar o gado. Sinha Vitória falou assim, mas Fabiano resmungou, franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cabras, que lembrança! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando. (...) Um bicho de penas matar o gado! Provavelmente Sinha Vitória não estava regulando. Como era que Sinha Vitória tinha dito?

A frase dela tornou ao espírito de Fabiano e logo a significação apareceu. As arribações bebiam a água. Bem. O gado curtia sede e morria. Muito bem. As arribações matavam o gado. Estava certo. Matutando, a gente via que era assim, mas Sinha Vitória largava tiradas embaraçosas. Agora Fabiano percebia o que ela queria dizer.

Trecho do Romance Vidas Secas de Graciliano Ramos, Capítulo "O mundo coberto de penas"

Sobre a pontuação empregada no texto assinale a afirmação verdadeira:
A
No período “o sol chupava os poços, e aquelas excomungadas levavam o resto da água, queriam matar o gado.” A vírgula pode ser empregada entre as orações coordenadas sindéticas unidas pela conjunção ‘e’ porque ambas têm sujeito diferente.
B
Para justificar o uso da vírgula no período a que se refere a alternativa anterior, a conjunção ‘e’ deveria ter sido repetida mais de uma vez.
C
Em ‘olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresviando.’ A vírgula foi empregada para isolar uma oração subordinada adjetiva reduzida de particípio.
D
“A frase dela tornou ao espírito de Fabiano e logo a significação apareceu. As arribações bebiam a água. Bem. O gado curtia sede e morria. Muito bem. As arribações matavam o gado.” O ponto final deveria ter sido empregado apenas para finalizar o período, já que se segue uma série de conclusões a que Fabiano chega quando reflete sobre o que Sinha Vitória diz. O emprego do ponto final, portanto é aceitável apenas do ponto de vista estilístico como recurso do autor.
E
‘Sinha Vitória falou assim, mas Fabiano resmungou, franziu a testa, achando a frase extravagante. ’ Nesse período, a única vírgula mal colocada é a primeira que deveria ser substituída por ponto-e-vírgula, pois a conjunção adversativa foi empregada após o verbo ‘falou’.