Questão
2009
Consulplan
Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira (RJ)
Auxiliar Administrativo (Pref Cardoso Moreira/RJ)
2009
Consulplan
Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira (RJ)
Auxiliar de Contabilidade (Pref Cardoso Moreira/RJ)
2009
Consulplan
Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira (RJ)
Fiscal de Obras (Pref Cardoso Moreira/RJ)
2009
Consulplan
Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira (RJ)
Técnico Agrícola (Pref Cardoso Moreira/RJ)
2009
Consulplan
Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira (RJ)
Técnico de Enfermagem PSF (Pref Cardoso Moreira/RJ)
TEXTO-Olhai-lirios29896090aaf
TEXTO: 

 “Olhai os lírios do campo” 

Estive pensando muito na fúria cega com que os homens se atiram à caça do dinheiro. É essa a causa principal dos dramas, das injustiças, da incompreensão da nossa época. Eles esquecem o que têm de mais humano e sacrificam o que a vida lhes oferece de melhor: as relações de criatura para criatura. De que serve construir arranha-céus se não há mais almas humanas para morar neles? 

Quero que abras os olhos, Eugênio, que acordes enquanto é tempo. Peço-te que pegues a minha Bíblia que está na estante de livros, perto do rádio, leias apenas o Sermão da Montanha. Os homens deviam ler e meditar esse trecho, principalmente no ponto em que Jesus nos fala dos lírios do campo, que não trabalham, nem fiam, e no entanto nem Salomão em toda a sua glória jamais se vestiu como um deles. 

É indispensável trabalhar, pois um mundo de criaturas passivas seria também triste e sem beleza. Precisamos, entretanto, dar um sentido humano às nossas construções. E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu. 

Não penses que estou fazendo o elogio do puro espírito contemplativo e da renúncia, ou que acho que o povo deva viver narcotizado pela esperança da felicidade na “outra vida”. Há na terra um grande trabalho a realizar. É tarefa para seres fortes, para corações corajosos. É indispensável que conquistemos este mundo, não com as armas do ódio e da violência e sim com as do amor e da persuasão. Considera a vida de Jesus. Ele foi antes de tudo um homem de ação e não um puro contemplativo. 

(Érico Veríssimo/Fragmento/ Porto Alegre, Globo, 1980)

Assinale a alternativa abaixo em que o antônimo da palavra destacada encontra-se correto:
A
“Considera a vida de Jesus.” (força, vitalidade)
B
“Quero que abras os olhos...” (fendes, furas) 
C
“Eles esquecem o que têm de mais humano...” (lembram) 
D
“De que serve construir arranha-céus...” (apertar)