Questão
2006
UPENET/IAUPE
Prefeitura Municipal de Olinda (PE)
Técnico Nível Médio (Pref Olinda/PE)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
TEXTO-02259ff98f055
TEXTO 02 

DESAPARECIMENTO DE PROFISSÕES ESTIMULA A INFORMALIDADE

Para os especialistas do trabalho, o desaparecimento de profissões e ocupações vem acompanhado do surgimento de outras novas funções, geralmente mais complexas. Isso faz parte da dinâmica atual da sociedade. Por isso mesmo, muitos trabalhadores ficam sem alternativa e tendem a migrar para o setor informal, por exemplo, quando ficam desempregados. Até porque não há vagas para a maioria.

“O que temos observado, no avanço da ciência e da tecnologia, é que profissões começaram a desaparecer nos moldes em que funcionavam no início”, explica Sílvia Gusmão, psicóloga especialista em orientação profissional. A questão é que algumas ocupações, como a de telefonista, ainda são possíveis de serem relocadas para as novas demandas – como as de atendentes dos “call centers”, por exemplo. Mas, no caso de funções mais repetitivas, de menor escolaridade, não há muito jeito. São essas as mais ameaçadas. Por isso mesmo, nas grandes empresas e principalmente nas indústrias que se automatizaram, o processo de extinção de funções tem sido muito mais drástico. Embora pareça, a tecnologia não é a única razão.

 Os estudiosos mais otimistas acreditam em políticas públicas de requalificação para novos negócios, voltada a quem deixou de ocupar funções obsoletas. Para outros, não há saída. “Trata-se de um diagnóstico sem volta. Só reinventando uma nova sociedade. Não se pode pensar no futuro, baseando-se na garantia de emprego”, analisa o doutor em direito do trabalho Gaspar Andrade, autor do livro Direito e pós-modernidade.

Jornal do Commercio. A Dinâmica da Exclusão. 01 de maio de 2006. p.10.

Após a leitura do Texto 02, percebe-se que
A
atualmente, as profissões têm-se multiplicado.
B
na modernidade, poucas mudanças têm ocorrido em relação ao mercado de trabalho.
C
a eliminação de algumas funções tem sido uma realidade, sobretudo nas indústrias que se automatizaram.
D
atualmente, o índice de desemprego tem declinado sensivelmente.
E
a sociedade é passiva diante do cenário desolador do desemprego.