TESTE DE CORAGEM.
Pororoca queria fazer parte da turma do Balau. Para isso, teria de se submeter a um teste de coragem: entrar numa casa abandonada que todos diziam ser mal assombrada. Ao ser informado do teste, por Balalau, Pororoca reage:
___Lá? Você está louco?
___ Eu não. Se você não quer, voltamos e fim de papo.
___Bem...
___Está com medo?
Pororoca estufou o peito, morrendo de medo respondeu:
___Nem medo, nem medinho, nem medão! Estou pronto.
___Ok. O teste é o seguinte: hoje de manhã eu joguei uma laranja dentro da casa. Você deverá ir lá, entrar na casa, achar a laranja e trazer de volta, nós esperamos aqui.
___E onde você jogou a laranja?
___Lá dentro. Ué!
Pororoca pensou em desistir, mas aí ficaria sem turma ali na rua e todo mundo o chamaria de pororoca medroso, por isso, decidiu ir de qualquer jeito.
A casa era simples, pequena, abandonada, mas, se não fosse à história de balau, ninguém pensaria que era mal-assombrada. O mato crescia por todos os lados as janelas estavam parcialmente arrebentadas e abertas, a porta da frente, depois do pequeno alpendre, também estava meio aberta, era por ali que ele iria entrar.
Pororoca juntou os cacos de coragem e entrou na casa.
Mas foi a conta de entrar e um treco mole e fedido encostou-se na cabeça e no rosto dele. Isso bastou para que pororoca arregalasse os olhos, suspendesse a respiração. No mesmo instante, deu a meia volta e disparou na maior carreira de sua vida.
(CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO - EDSON GABRIEL GARCIA).
O sinônimo da palavra ensejo é: