Sempre que for realizar uma coleta a vácuo existem procedimentos a serem seguidos, assim, marque a alternativa CORRETA quanto à ordem dos procedimentos para uma correta coleta a vácuo.
1- Abrir o lacre da agulha de coleta múltipla de sangue a vácuo em frente ao paciente e rosquear a agulha no adaptador do sistema a vácuo.
2 - Após a retirada do último tubo, remover a agulha e fazer a compressão no local da punção, com algodão ou gazes secas e descartar a agulha imediatamente após sua remoção do braço do paciente, em recipiente para materiais perfurocortantes.
3 - Higienizar as mãos, calçar as luvas e posicionar o braço do paciente, inclinando-o para baixo na altura do ombro.
4 - Informar ao paciente como será o procedimento.
5 - Orientar o paciente a não dobrar o braço, não carregar peso ou bolsa a tiracolo no mesmo lado da punção por, no mínimo, 1 hora.
6 - Fazer a antissepsia e garrotear o braço do paciente em seguida, retirar a proteção que recobre a agulha de coleta múltipla de sangue a vácuo.
7 - Homogeneizar imediatamente após a retirada de cada tubo, invertendo-o suavemente de 5 a 10 vezes.
8 - Fazer a punção numa angulação oblíqua de 30º, com o bisel da agulha voltado para cima e em seguida, inserir o primeiro tubo a vácuo, quando o sangue começar a fluir para dentro do tubo, desgarrotear o braço do paciente e pedir para que abra a mão.