Samba do Arnesto
O Arnesto nos convidô prum samba, ele mora no Brás
Nóis fumo e não encontremos ninguém
Nóis vortemo cuma baita duma reiva
Da outra veiz nóis num vai mais
Nóis não semos tatu!
Outro dia encontremo com o Arnesto
Que pidiu descurpa mais nóis não aceitemos
Isso não se faz, Arnesto, nóis não se importa
Mais você devia ter ponhado um recado na porta
Anssim: “Ói, turma, num deu prá esperá
A vez que isso num tem importância, num faz má
Depois que nóis vai, depois que nóis vorta
Assinado em cruz porque não sei escrever Arnesto”
Adoniran Barbosa
.. o Arnesto do samba de Adoniran Barbosa
“Tendo corrigido o sambista dizendo que seu nome correto era Ernesto e não Arnesto, como Barbosa o havia chamado, plantou sem querer a ideia de uma canção na cabeça de Adoniran, que no momento brincou que comporia uma música com base naquela conversa.”
Trecho do texto Morre aos 99 anos o Arnesto do samba de Adoniran Barbosa. Disponível em: http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2014/02/26/morre-aos-99-anos-o-arnesto-do-samba-de-adoniran -barbosa.htm
“A pessoa interessada em fazer da variação linguística um objeto de ensino específico pode recorrer a outras fontes de dados linguísticos, sem cair na opção já surrada de explorar o Chico Bento, Adoniran ou Patativa. Por que não trabalhar com variedades linguísticas autênticas? Com o grande fluxo migratório que tem caracterizado a sociedade brasileira contemporânea, é muito fácil encontrar, sobretudo nas grandes cidades, crianças filhas de pais de outros lugares, de outros estados ou regiões. Que tal identificar essas origens e promover, por exemplo, um encontro com as famílias, ou pedir a um aluno que grave informalmente a fala de algum parente?” Marcos Bagno.
Trecho do texto Adoniran Barbosa e a variação linguística na escola. Disponível em: http://ocenosamba.com.br/2010/08/oce-para-alemdo-samba-adoniran-barbosa-e-a-variacao-linguistica-na-escola/
Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito de alguns aspectos linguísticos da música Samba do Arnesto.