Questão
2023
AVANÇASP
Prefeitura Municipal de São Lourenço da Serra (SP)
Professor de Educação Básica II - Professor de Arte (Pref São Lourenço da Serra/SP)
Ricardo-Cravo-Albin1040be5d955
Ricardo Cravo Albin aponta a geração de músicos da qual Pixinguinha fez parte como a responsável pelas raízes do samba e do choro. Resumos biográficos de personagens de relevância para a música popular brasileira podem ser encontrados na obra “O livro de ouro da MPB”, publicada pela Ediouro em 2003. Os trechos que destacam aspectos da biografia de Pixinguinha estão situados no primeiro capítulo, “O nascimento da música popular brasileira”. De acordo com Cravo Albin, o músico foi o “estruturador e o patriarca de toda a música que viria depois dele”.

Nas palavras do autor, a geração de Pixinguinha, “figura da realeza do choro”, é:
A
apresentada como aquela que consolida a música executada pelas camadas mais pobres das grandes cidades brasileiras no cenário artístico do início do século XX.
B
apresentada como aquela que promove o apagamento da música executada pelas camadas mais pobres das grandes cidades brasileiras no início do século XX, devido a sua influência europeia.
C
a geração que fracassa na tentativa de criar uma linguagem nova, sintetizando diversos elementos que se encontravam dispersos nas gerações anteriores.
D
a geração menos expressiva da chamada “Época de ouro da MPB”, que resultou da renovação musical trazida pela criação do samba e outros gêneros urbanos.
E
a geração mais combativa da chamada “Época de ouro da MPB”, pelo predomínio de denúncias e críticas à ditadura Vargas nas letras das canções.