Questão
2014
COTEC
Prefeitura Municipal de Rubelita (MG)
Assistente Social (Pref Rubelita/MG)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Raul-Carvalho-Maria6296618d11
Raul de Carvalho e Maria Villela Iamamoto (2001), no livro Relações Sociais e Serviço Social no Brasil, esclarecem que o aprofundamento do capitalismo trouxe, “como necessidade inerente a seu processar, uma nova racionalidade, por meio da qual a questão social deve ser conduzida”.

Os argumentos dos referidos autores direcionam o entendimento de que essa “nova racionalidade no atendimento da questão social” explicita-se quando:
A
A reificação do capital é mistificada com base no valor de troca obtido pelas relações sociais de produção e pela predominância do interesse do Estado.
B
O dinheiro converte-se em capital, e a mercantilização dos serviços socioassistenciais em obstáculo ao processo de produção.
C
Direitos Sociais assegurados, como à educação e ao lazer, são neutralizados e regulados. A população inserida no processo de produção capitalista torna-se beneficiária, uma vez que também é responsável pelo custeio dos serviços que promoverão melhoria significativa em sua qualidade de vida.
D
Os serviços disponibilizados a determinada parcela da população, especialmente engajada no processo produtivo, tornam-se consumo produtivo para o capital e para o Estado.