A RDC nº 44/2009 trata das Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias. Em relação às questões abordadas nessa resolução, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras ou F, se falsas.
( ) Sobre recursos humanos, o uniforme ou a identificação usada pelo farmacêutico deve distingui-lo dos demais funcionários de modo a facilitar sua identificação pelos usuários da farmácia ou drogaria.
( ) A farmácia ou drogaria deve disponibilizar aos funcionários envolvidos na prestação de serviços farmacêuticos equipamentos de proteção individual para assegurar a proteção do funcionário, do usuário e do produto contra contaminação ou danos à saúde.
( ) Os produtos devem ser armazenados em gavetas, prateleiras ou suporte equivalente, próximo ao piso, parede e teto, desde que permitam sua fácil inspeção.
( ) O estabelecimento deve manter à disposição dos usuários, em local de fácil visualização e de modo a permitir a imediata identificação, a lista atualizada dos medicamentos genéricos
comercializados no país, conforme relação divulgada pela ANVISA.
( ) O farmacêutico deverá avaliar as receitas médicas e poderá dispensar aquelas legíveis, sem rasuras e emendas, identificação do medicamento, concentração, dosagem, forma
farmacêutica e quantidade, sendo a identificação do usuário facultativa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: