Quanto ao sincretismo religioso analise as afirmativas.
I. Significa, originariamente, união dos cretenses contra inimigos, porque habitualmente estavam desunidos.
II. Significa mescla de doutrinas derivadas de diversas proveniências: católica, luterana, calvinista. A partir daí, o conceito alargou-se a toda a forma de mistura – por justaposição, composição, sobreposição ou fusão – de doutrinas, de ritos, de imagens, de símbolos.
III. O Sincretismo na Umbanda remonta ao tempo da escravatura no Brasil. Os negros escravos queriam manter suas raízes religiosas, seus costumes e tradições, porém eram cerceados em suas intenções, pelos Senhores. Por sugestão dos Jesuítas, os escravos optaram por colocar em seus Pegis, imagens e ícones católicos. Como os ditos escravos pertenciam a várias tribos com rituais diferentes, começaram a surgir Pegis das diversas facções ou tribos, originando assim uma gama extensa de sincretismo religioso.
IV. O termo sincretismo é frequentemente empregado para designar o hibridismo religioso que surge quando ocorre a fusão de duas ou mais crenças religiosas. Esse fenômeno é muito observado no Brasil, notadamente, na fusão das religiões africanas, européias e ameríndias.
Quantas afirmativas estão corretas?