Quanto a Síndrome do Imobilismo leia atentamente as afirmativas coloque nas questões V (verdadeiro) quando a afirmação for correta e F (falso) quando a afirmação for falsa. Após assinale a questão que contempla a ordem correta das alternativas.
( ) Pode ser definida como um descondicionamento ou redução da capacidade funcional apenas do sistema ósteo muscular, em decorrência de um período prolongado de imobilização no leito.
( ) As consequências da Síndrome do Imobilismo podem ser sociais (perda de emprego, de atividades sociais e da capacidade para o cuidado consigo e com os outros), psicológicas (depressão, medo de quedas, incapacidade aprendida) e físicas. ( ) Um período de 2 semanas de imobilização já pode desencadear perda de até metade da força muscular.
( ) Outras alterações podem surgir em decorrência dessa síndrome, tais como: rigidez articular, encurtamentos, contraturas, deformidades, osteoporose por imobilização e mudanças no tecido conjuntivo.
( ) Não existe relação direta entre aumento do risco de fraturas, de formação de cálculos vesicais/renais e de calcificação heterotópica em decorrência da inatividade.
A sequência CORRETA de cima para baixo está na alternativa: